top of page
assinatura_branco.png
exposição

Nodas de uma navalha / Cortes em quatro tempos

Parceiro

Local

Festival LambesGoia

Goiânia, GO

Ano

2023

Um pedaço de papel em voo e um espaço vazio – é a partir desse pensamento que a Lambes Brasil encontra no festival LambesGoia o ponto de encontro entre artistas que utilizam a técnica do lambe-lambe e a fricção com o tempo, o vento e as paredes encontradas nessa relação com a arte urbana. Esta técnica, que se funde com a urbe e, principalmente, com o espaço urbano, não apenas evidencia o lambe-lambe enquanto prática artística, mas também os tensionamentos que surgem através de um pedaço de papel colado em um fragmento de cidade.

Esses pedaços se entrelaçam e costuram retalhos quando observamos a essência de cada obra. Os espaços entre os recortes coletivos, regionais e conceituais se desfazem ao encontrar uma trama que se desdobra em diversas técnicas. Percebemos que falar sobre a arte do lambe-lambe é também discutir como ela marca o tempo, e essa mancha intencional entre papel e cola pode nos levar a imaginações que vão além deste espaço expositivo. Antes de focarmos aqui, precisamos perceber o que a cidade nos diz, quais são os discursos aos quais estamos expostos e onde eles se manifestam. Somente assim, talvez, possamos compreender a complexidade de um trabalho nacional realizado por artistas "da rua", ou melhor ainda, um trabalho "da rua" realizado por artistas nacionais.

A Lambes Brasil, enquanto plataforma que pesquisa e promove o lambe-lambe, apresenta hoje um trabalho que atravessa nossas fronteiras, concentrando-se em um único espaço expositivo. Esta reunião de obras emerge como um Brasil multifacetado, uma região dividida não apenas por linhas geográficas imaginárias, mas também pelos olhares de quem recria seu espaço. Dessa forma, podemos considerar que são Brasis, retratados em papel, parede e cola, por artistas que, essencialmente, se dedicam a reinventar esses mapas.

Ficha Técnica

Artistas Exposição:

Coletivo Mãe Artista (DF / BA)
Coletivo Paralelas (CE)
Coletivo Vozes Urbanas (PE)
Coletivos Artivismo (AM)
Elisa V1tupere (RJ)
Erica R (CE)
Genor Sales (GO)

Khristo / Andre Rezende (GO)
Lambe das Manas (RJ)
Laryssa Machada (RS)

Lua Leão (PA)
Mauricio Pokemon (PI)
Mika (PI)
Rafael Pinto (RR)
Rendeira de Papel (PE)
Shirley Thomas (AM)
Tati Sabadini (DF)
Xilopretura (RJ)
Yná Kabe (DF)

Produção:

Lambes Brasil

Festival LambesGoia

Curadoria:

Lambes Brasil

Coordenação Mostra:

Lambes Brasil

LambesGóia

Apoio:

Centro Cultural Cora Coralina

Coordenação LambesGoia:

Diogo Rustoff 

Larissa Pitman

Marcelo Maróstica

Realização:

Lambes Brasil

Festival LambesGoia

bottom of page