top of page

QUAL PAPEL | vol. 1?

Qual o papel ideal para lambe-lambe e porque não existe o papel ideal


Lambe-lambe feito manualmente por Prwnd (Dinamarca) em destaque. Papel kraft | Foto: Pedro Caboatan

O Lambes Brasil recebe muitas mensagens de pessoas que acompanham nosso instagram perguntando sobre qual é o papel ideal para começar a fazer lambe-lambe. Todo conhecimento novo gera dúvidas, muitas vezes comuns e, de certa forma, acabamos complicando muito antes de começar alguma atividade nova, gastando mais do que devemos e nos munindo de muitos materiais que às vezes nem vamos precisar utilizar.


Por isso, antes de começar a falar de qual papel utilizar, é necessário saber QUAL TIPO DE LAMBE VOCÊ QUER PRODUZIR.


Às vezes você tem o material necessário pra fazer vários lambes em casa — e sem custo — e nem sabe! Se liga nos tipos de lambe que vamos apresentar:



LAMBE-LAMBE MANUAL

Lambe do artistas Roni Evangelista (@ron1son). Foto: Antonio Elias T. de Freitas, o @jabbakarin

O lambe manual tem o seu significado no próprio nome: é aquele feito manualmente. Seja com a mistura de látex e pigmento xadrez (como no exemplo da foto), por meio de marcadores, tinta acrílica. É uma das maneiras mais simples e, talvez, rápidas de produção.


Primeiro porque você não precisa de uma matriz ou arquivo que vá passar por algum processo de impressão. E justamente por essa não necessidade, o desenho pode ser feito por você diretamente no papel, em vários tipos de papel e colado logo em seguida!


LAMBE-LAMBE EM STENCIL / SERIGRAFIA

Lambes feitos em stencil dos artistas Gerdy Harapos — ARG (@gerdyharapos) à esquerda, D15cordia — SP/Sorocaba (@d15cordia) e Love Less — SP/Diadema (@1loveless). Fotografia: Antonio Elias T. de Freitas, o @jabbakarin

O lambe-lambe em stencil ou serigrafia tem praticamente o mesmo potencial em relação aos tipos de papel que o lambe-lambe manual, pode ser aplicado em grande diversidade sem depender de gráficas, bureaus de impressão, prensas.


A diferença é que antes da produção do lambe, ocorrem algumas etapas de pré-produção; o desenho, a criação e recorte da matriz do stencil (ou a tela serigráfica), e por fim, a produção dos lambes.


A partir daí, fica a critério do artista a complexidade e quantidade de cores e camadas que o seu lambe-lambe terá.


Depois de definir e produzir essas fases basta escolher os papéis e imprimir!


LAMBE-LAMBE DIGITAL

Lambe digital à esquerda, de @albertopereira — Rio de Janeiro/RJ ao lado de lambe-lambe em stencil + marcadores, de Guille Pachelo — Buenos Aires/ARG (@guillepachelo). Abaixo, lambe manual de Ronison Evangelista (@ron1son). Fotografia: Antonio Elias T. de Freitas, o @jabbakarin

O lambe-lambe digital tem uma série de possibilidades durante a sua produção e criação. Diferente do processo manual, a tinta que vem no papel do lambe digital é proveniente da impressora.


O processo manual dá vez ao processo digital tanto na criação quanto na produção, embora exista a possibilidade de mesclar essas linguagens.


Contudo, com o lambe digital você fica dependente não mais das tintas, matrizes e telas, mas do tipo de impressora, tamanhos e tipos de papel que estiverem disponíveis no bureau, gráfica ou em sua casa. Depois de imprimir os seus arquivos, basta preparar a cola e ir pra rua.



 

Agora que já identificamos os tipos de lambe-lambe, vamos aos tipos de papel. Mas essa missão ficar para um próximo post. Aguarde o QUAL PAPEL? | vol.2.


Artistas: Alberto Pereira (instagram.com/albertopereira), D15cordia (instagram.com/d15cordia), Gerdy Harapos (instagram.com/gerdyharapos), Guille Pachelo (instagram.com/guillepachelo), Love Less (instagram.com/1loveless) , Roni Evangelista (instagram.com/ron1son) 


 


O Lambes Brasil é um canal independente. Feito por e para artistas com o propósito de fomentar e valorizar o lambe-lambe no contexto da Arte Urbana Brasileira, fortalecer o cenário aos artistas e produtores, gerar reconhecimento da técnica e prática artística perante o público, o mercado, os órgãos governamentais, empresas, entidades culturais e demais linguagens artísticas.


bottom of page